Pólo de disseminação de cultura e educação, situado no coração da Chapada Diamantina, especificamente na cidade de Lençóis, o Centro Educacional Renato Pereira Viana celebra em 2011 sessenta anos de existência. Responsável pela formação de cidadãos nascidos na cidade e dos que adotam a terra como lugar para morar, o CERPV já contou com alunos ilustres desde a sua fundação em 1951 até os dias atuais, dentre eles, o escritor nacionalmente conhecido Afrânio Peixoto.
Como parte das comemorações do aniversário, a equipe docente juntamente com os alunos, os funcionários e a direção planejam executar ainda na primeira unidade do ano letivo o projeto “Minha escola”. O objetivo do projeto é fazer com que a comunidade conheça a trajetória educacional dessa unidade escolar com vistas ao reconhecimento do seu papel e consequente valorização da sua identidade e existência na sociedade lençoense de maneira geral.
No processo das celebrações, o CERPV sediará os Jogos Estudantis na sua terceira edição, além exposição de material didático (fotos, vídeos, imagens e reportagens) sobre a trajetória de sucesso da escola, apresentações artísticas, jograis, literatura de cordel e atividades de enquete sobre os conhecimentos que os alunos têm sobre escola.
Muitos professores estão vivenciando pela primeira vez, a experiência de celebrar o aniversário da escola em que lecionam e consideram de suma importância os festejos, assim como a conscientização dos estudantes sobre a história da escola. “É desejável que o alunado conheça a diacronia da escola que é a sua segunda casa, pois só conhecendo o sujeito pode respeitar e amar esse ambiente. Pretendemos desenvolver um sentimento de pertinência em todos os setores da escola”, disse Lucinéia Kátia, professora de História do Centro Educacional.
Os alunos também se mostram bastante motivados com a celebração dos sessenta anos de sua unidade escolar: “Estou adorando todo esse movimento, e comemorar o aniversário da minha escola é muito emocionante. Minha mãe e meu pai se conheceram aqui quando ainda eram estudantes, minha história tem a ver com esse lugar...”, relatou emocionado Andre Brito, estudante do 3º. Ano de Formação Geral do Centro.
As celebrações ocorrerão durante todo o período letivo, mas a culminância do projeto será no segundo semestre de 2011 quando também será lembrado o aniversário de morte de Renato Pereira Viana, professor e fundador da escola que leva o seu nome.
Belíssimo texto pró. Obrigado pelas suas sinceras palavras...
ResponderExcluirAbraço: Virgum
oXENTI SE NO ME ENGANO A MAIORIA DO TEXTO APRESENTADO AI NESSE BLOG fOI cOPIADO pOR UM gRUPO do 2º Ano, Hoje lá na escola o texto são iguais...
ResponderExcluir